quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Está em tudo...


De repente parei para analisar a vida como se não tivesse mais nada para fazer numa quinta feira de outubro, como se não houvesse uma montanha de projetos me esperando...como se não tivesse que correr atrás da sobrevivência diária.
Para livrar-me da culpa que já me colocava antes mesmo de me pôr a pensar, decidi que nada era mais importante naquele instante que a minha vida...Pronto! Lá veio o raio da culpa a me perseguir de novo:

' Querida! Hello ! Sua vida não é o centro do universo! Tá pensando que é Deus!?'.

Perturbadora voz...Que clareia meu pensamento, ilumina meu coração vagabundo de artista errante...
Sabe tem dias que sou submissa a tal voz, prudente até...mas naquela quinta-feira de sol dourado que invadia meu fim de tarde tomei coragem e respondi a tal voz de meu íntimo:

"Tô pensando não. Eu sou!"

A voz se calou de repente... acredito que surpresa com minha audácia ...
Quando a voz fez sinal de responder ...f ui obrigada a lhe interomper... ( é um mau hábito meu. ..eu sei eu falo demais às vezes, questão genética talvez, mas isto não vem ao caso) o fato é que a voz queria falar ... e eu não deixei ...
Sou Deus sim, mas não um Deus que culpa, que julga, que tortura... Não sou um Deus que fica num trono gigantesco apenas vendo quem faz o que ele gosta ou não, para depois apontar com seu dedo de criador e julgar os erros da humanidade...
Acredito que sou um Deus como o que descreve o Alberto Caieiro um dos heterônimos de Fernando Pessoa: um Deus que habita em tudo ...
E não sei se alguém me ensinou isso algum dia ou se aprendi olhando para as coisas...mas penso sempre que Deus está em tudo ...e sei que tem gente que não lembra disto, que não se fortalece com a idéia do Deus presente em si...pois é bem mais simples crer que Deus está lá longe...Crer que não teremos força!!! Lamentar a Deus...
Creio em Deus como luz, como a essência de cada coisa... talvez induzida pela força de meu nome me permito sim acreditar na minha vida como um rastro de luz...E se não me sinto assim em geral prefiro me isolar para restaurar a minha energia vital, e depois espalhá-la saudável aos demais...
Prefiro sempre acreditar que todos nós temos este poder...Não gosto de olhar para as pessoas para enxergar apenas seu lado sinistro...prefiro crer no belo, não no belo superficial, mas no belo que há na profundeza de cada ser... Pensar que tudo que vivo é aprendizado!
É claro que só por que estou aqui escrevendo isto não quer dizer que eu seja uma pessoa perfeita, mas busco a perfeição a cada dia. Não a perfeição doentia, que transforma as pessoas em máquinas, que domina seus cotidianos vazios de mesmice em meio a seus repetitivos afazeres...Perfeita por que sou compreensiva e por que meu sorriso permite sim refletir um pedaço de minha alma espalhando aos outros um pouco da minha alegria de viver.

Não vou negar o lado humano do Deus que há em mim...pois ele é um pouco como os Deuses da mitologia greco-romana, que faz suas estrepolias que tem sim seus defeitos...Não vou me eximir do desejo incontido que tenho de querer transformar o mundo num estalar de dedos ...da ansiedade de alcançar utopias, do meu lado platônico...do meu lado volúvel que clama por mudanças rápidas. Também não nego o lado discretamente irresponsável de afastar-me do trabalho para filosofar sobre meu EU como se não houvesse uma infinidade de tarefas a serem cumpridas...
Mas pensar na vida é crucial... Crer na força do Deus que há em cada um de nós também...

Acabei por perceber que a voz contestatória que duvidava do Deus que havia em mim se calou...
Ouvi apenas alguns aplausos à minha calorosa filosofia existencial ao entardecer desta quinta -feira do início de outubro... depois o silêncio voltou...e foi como se minha alma tivesse sido lavada com um delicioso perfume...
Inexplicável comecei a senti-lo no ar: flor do campo eu acho...cheiro daquelas flores amarelinhas de minha infância, distantes primaveras que ainda habitam alegremente em mim, onde para toda e qualquer dúvida desfolhava o 'bem me quer ' 'mal me quer ' ...
Quer saber? Vou sair para ver o mar depois volto as tarefas mundanas...com a alegria de viver de nome Deus que há mim e em tudo...

Aquele abraço!!!
____________________
Imagem proveniente daqui:

Nenhum comentário: