quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prudência


Se existe uma rua em que eu não queria morar é a Prudente de Morais em ipanema. A rua até é bonita, mas tudo que vem contido em seu nome não faz meu estilo: a prudência e a moral. Ironicamente na esquina da Prudente de Morais com a Farme de Amoedo tem um bar paradoxal: o Devassa. Devassa nada tem haver com prudência ou com moral...E assim num caminhar sereno, plácido, no doce balanço a caminho do mar o bar serve como uma parada, para respirar em paz diante do que mais nos aniquila e massacra: a moral e a prudência.
Sinceramente sou paradoxal também, odeio a prudência, mas busco ser prudente do dedo do pé até o último fio de cabelo. E olha que eles são muitos, falo dos fios, e longos.
Mas isto não quer dizer que o seja sempre...as vezes bate aquela bobeira e sou prudente quando tinha que ser devassa e devassa quando o certo seria ser prudente. Meto os pés pelas mãos, as mãos pelos pés e me paraliso... mas já foi já é...não pense que me martirizo por causa disto... arrepender-se é ação que geralmente inexiste no meu viver...
Recuar até recuo, pois faz parte da prudência guerreira que vai em mim.
Agora a moral...é imoral... Deixa tudo amarrado, travado, pesado... a moral é calar-se quando há todo uma torcida de final de futebol gritando dentro da gente o contrário. a moral é imoral por que quando entra em cena não nos faz melhores, apenas nos enrijece, adoece...a moral é um conselho idiota a batucar na cabeça da gente como regra geral, e única...Daquelas que não permite jamais exceção. A moral tem orgulho ferido por natureza e quer a todo instante aniquilar o orgulho da gente, deixando o ferido. a moral deprime, pode até matar.

Moral é regra, é receita pronta. é não ousar em nada...andar em linha reta.
por isto neste natal e para o ano novo, não vou desejar aquelas baboseiras repletas de moral presentes nos cartões e mensagens em massa...tão prudentes, tão quadrados, tão iguais. Desejo ao contrário, que todos se permitam ser pelo menos um pouco devassos ao longo do ano que se apresenta inteiro diante de nossas vidas... E se minha sugestão for demasiado imoral quando for a caminho do mar dobre a esquina na prudente de morais, mas não vai olhar para trás para não se arrepender.

Feliz Natal e um 2011 sensacional

Aquele ABRAÇO
(devasso é claro, ou você acha que depois de escrever tudo isto ia dar espaço para códigos morais)

Um comentário:

BETO BELLINI disse...

É concordo contigo em número gênero e grau. No comentário que fizeste, em uma postagem minha, disseste que a moral é uma merda. E em tua postagem, confessas um momento de bobeira. Eu, naquele que comentaste, estava no meio de uma bobeira. Mas obrigado pela visita e retorne sempre, pois te visitarei constantemente, gostei do teu estilo. abraço.