quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Só você manda em você


Volta e meia eu escrevo ou falo de vozes, de palavras de pensamentos, mas tudo isto se resume numa única coisa: energia. As vozes que escutamos, e que sempre nos acompanham , podem até parecer esquizofrenia, para quem não permite mover-se por seu caminho pelo coração, pela emoção e em especial pela intuição. Para quem não se permite verdadeiramente fazer o que tem vontade.
É claro que não é fácil convencer um monte de pessoas diante de num frenesi de fim de balada, onde os afetos emocionais da gandaia necessária, unidos ao entorpecimento do álcool e a adrenalina proveniente da comunhão com os amigos, de tempos ou de ocasião, ainda estão a flor da pele.
Mas quando a voz bate, dá o aviso, faz-se crucial sucumbir...
É mais ou menos como a vontade indescritível de tomar um caminho diferente num determinado dia e reencontrar alguém que a gente não vê há muitos anos, ou então o imprevisto que nos leva a conhecer alguém especial.
Esta sensação, de mudar de caminho tanto pode levar o nome de pressentimento como de intuição, e é espontânea. E nós também temos que ser.
A espontaneidade é o que faz a vida mais leve. É o poder de escolher-se o que se tem vontade que faz toda a diferença, mesmo quando gera risadas nos outros.
Minha semana começou junto a antigos e novos afetos, na balada, rindo.
Depois veio o lanche na madrugada chuvosa...
As narrativas das histórias da noite que passara.
Eu que passei a noite só dançando, tive de histórias apenas as coisas que observara.
Fui a exceção da regra no final da balada, o motivo do riso. Mas não me incomodei, pois havia alcançado o objetivo a que me proporá: dançar.
Risos e mais risos...
Hora de retornar!
Decidi que tinha que mudar de carro. Não quis embarcar no carro do garoto que me conduzira da boate até a lanchonete.
O cruzamento de uma esquina logo adiante me deu a resposta...
O sinal vermelho de madrugada ainda piscando.
Na preferencial o ônibus...
Pela rua o carro.
No cruzamento: colisão.
Meu pensamento: eu fiz a opção certa.

Nada grave!!!
Mas o impacto de um acidente sempre fica, e para quem o vivencia na pele permanece por alguns dias.
Mesmo tendo mudado de carro o envolvimento foi inevitável e assim quando o dia amanheceu de fato,eu já tinha andado no carro da polícia e presenciado o triste amanhecer nos corredores de um hospital, o caos da saúde pública brasileira, pessoas no corredor, soro, tosse, gemidos. E eu a acompanhante do motorista do carro que me neguei a entrar. Discussão com um médico prepotente. Minha respiração diafragmal controlada no ar sufocante da emergência do hospital. Próxima parada delegacia. Depois o passeio de táxi para entregar o acidentado em casa e resgatar minha mochila. E assim o fim de semana fundiu-se com o início da segunda feira...
No ônibus agradeci a Deus por ter me avisado para não entrar naquele carro, rezei pelas pessoas do corredor do hospital, pelos doentes físicos, mentais e espirituais... Pelo médico antipático e por seus pacientes. E pedi luz a todos.
A chuva fina passou para dar lugar ao sol, como se Deus me dissesse:
‘Aí está a luz que parte do teu coração para iluminar o início da semana. ‘
Comecei então a reparar nas pessoas que subiam e desciam do ônibus, e os guarda-chuvas que carregavam. A seriedade de umas, a preocupação de seus rostos, suas posturas, seus olhos de sono.
Infinitos mundos e histórias...
‘O cobrador’, era uma garota bonita de olhos tristes, ou cansados, não sei ao certo. Brincos de borboleta... Peguei carona nas asas das borboletas de seus brincos e voei...
Quando ia observar o motorista, meu olhar pousou na marca do ônibus: Marcopolo...
E na manhã de raios de sol dourados, meus pensamentos pegaram outro rumo...
Embarcaram nas rotas de Marco pólo...tempo e espaço...paciência, sono...
Adormeci...

E assim a semana iniciou!!!



Para você que me lê:
Atenção aos cruzamentos, aos semáforos vermelhos do trânsito e das esquinas de seu pensamento! Cuidado com as preferenciais. Quem vem pela preferencial pode lhe destruir!!!
E se algo estiver em alerta no seu íntimo... Não vacile!!! Mesmo que lhe digam o contrário, só você pode mandar em você!!!
Aquele abraço!!!



Nenhum comentário: